DCSIMG
Lifelong Learning ProgrammeFinanciado ao abrigo do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida

Conheça Boas Práticas em Educação









O estudo TALIS (Teaching and Learning International Survey, OECD)



"reif fur MINT" é uma campanha STEM para estudantes dos ensinos secundário e superior. Foi publicado pela "MINT Zukunft schaffen", financiado pela German Telekom publicado pela editora jungvornweg.
A campanha visa estimular o interesse dos jovens por temáticas STEM e promover carreiras na área da ciência. Foi publicada uma revista, distribuída aos estudantes em escolas, universidades, centros de formação e centros de emprego, bem como um website, uma pαgina de Facebook e um vídeo. Os jovens responderam ainda a um inquérito. A revista é distribuída gratuitamente.
Pode ser descarregada do site.
http://www.reif-magazin.de/
https://www.youtube.com/watch?v=rRmtDlKxX5E


"Ideenflug" é uma competição para jovens financiada pelo Airbus Group e organizada pela editora jungvornweg.
A competição dirige-se a alunos de escolas secundárias. Em grupo debatem ideias sobre o futuro da indústria aeroespacial e publicam-nas em formato de texto, fotografia, vídeo.
"Ideenflug" vai a 5. edição. Informação sobre o concurso pode ser encontrada no site, bem como materiais didáticos sobre temas STEM, e ainda informações sobre oportunidades de formação na indústria aeroespacial.
http://www.airbusgroup-ideenflug.de/
https://www.youtube.com/watch?v=ohFoazctvcM







"juri" é uma iniciativa nacional sobre tecnologia da Federation of German Aerospace Industry.
"juri" é uma competição anual para alunos da escolar básica sobre a temática vôo. Está em curso a 4.o edição com uma participação record. Existe ainda uma revista e material didático. A editora Jungvornweg organiza a competição e produz todos os materiais. "juri" já recebeu vários prémios, entre os quais, o HR Excellence Award "Best National Recruiting Campaign" (ouro) e o "Best Corporate Publishing Award" (prata).
http://www.skyfuture.de/juri






skyfuture.de é uma plataforma de informação para estudantes do ensino secundário e universitários que estão interessados na indústria aeroespacial. São disponibilizadas informações sobre os estudos universitários, formação profissional e carreiras bem como entrevistas, vídeos, bases de dados, etc.skyfuture.de é um projeto com vários parceiros. Os parceiros são, entre outros, o Deutsche Gesellschaft fur Luft- und Raumfahrt (German Society for Aerospace), bavAIRia, BDLI, Bundeswehr, DGLR, Diehl Aerosystems, EADS, Hamburg Aviation, Liebherr-Aerospace, Lufthansa Technik, MBDA Germany, MTU Aero Engines, e a Rolls-Royce.
https://www.facebook.com/skyfuture.de


A associação sem fins lucrativos Science on Stage Europa fornece uma plataforma para professores de ciências com vista a troca de ideias entre professores de 25 países. O Science on Stage serve de inspiração para muitos professores. Além do Festival Science on Stage, o maior festival de ciência e ensino, a iniciativa oferece formação de professores, programas de intercâmbio de professores e materiais didáticos. O objetivo é melhorar o ensino da ciência e incentivar mais estudantes a optar por uma carreira em ciência ou engenharia. Science on Stage atinge 40.000 professores em toda a Europa. A iniciativa é apoiada principalmente pela federação de associações de empregadores alemães das indústrias de metal e engenharia elétrica através da iniciativa Think ING.
http://www.science-on-stage.eu/


"Komm, mach MINT" (The National Pact for Women in MINT Careers) faz parte da iniciativa de qualificação do governo federal e foi lançada em 2008 com o objectivo de aumentar o interesse de raparigas por cursos técnicos e científicos e atrair univerasitários do sexo feminino para carreiras em atividades comerciais. 190 parceiros estão a apoiar este objectivo com uma vasta gama de atividades e iniciativas, através do aconselhamento de raparigas no que respeita a estudos e carreiras. O site oferece um mapa do projeto.
http://www.komm-mach-mint.de/
https://www.facebook.com/KommmachMINT


A Fundação alemã com fins lucrativos, Telekom, aposta na melhoria da educação STEM. Oferece projetos para escolas e estudantes, como, por exemplo, a "Junior Engineer Academy", "On-site da Aprendizagem", ou "Cidade de Jovens Cientistas". Divulga informação junto de professores, por exemplo, através do "STEM News for Teachers". Propõe-se melhorar a formação dos professores através do German Center for Teacher-Training e apoia estudantes de escolas e universidades com bolsas de estudo (cursos STEM).
http://www.telekom-stiftung.de/dts-cms/
https://www.facebook.com/Deutsche.Telekom.Stiftung
Lifelong Learning ProgrammeO projeto MARCH (MAking science Real in SCHools) é financiado pela Comissão Europeia. A informação contida neste site reflete as opiniões dos autores, não podendo a Comissão ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nele contidas.
British CouncilBritish Science AssociationForum DemokritJungvornwegScience on SocietyEducation Development CentreCiencia VivaCenter for the Promotion of ScienceEducational Radio-Television Directorate, Greek Ministry of Education